quarta-feira, 17 de abril de 2013

Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra. Ide, portanto...

Mateus 28.18 - 20

"É importante observar que a Grande Comissão para ir e fazer discípulos de todas as nações tem origem na ressurreição. Somente depois de ter ressuscitado foi que Jesus pôde afirmar sua autoridade universal e exercê-la, enviando seus discípulos ao mundo." (John Stott)

Jesus afirmou sua autoridade sobre o mundo e vida dos homens quando, prestes a subir aos céus já ressurreto, declarou: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra."
Jesus já havia recebido um convite para reinar sobre toda a terra, embora o céu estivesse de fora. Foi Satanás, aquele que faz o mundo dos homens perecer no estímulo e governo da rebeldia, quem prometeu a Jesus autoridade terrena se prostrado adorasse ao Anjo rebelde.
Jesus preferiu outro caminho. E após longa caminhada, que durou três anos e o levou a cruz e ao hades, Jesus ressuscitou declarando finalmente: "Foi-me dada toda autoridade nos céus e na terra." É por isso que John Stott afirma que esta declaração e autoridade tem origem na ressurreição - pois somente ali tudo se consumou.
Isto diz muito sobre a autoridade de Jesus e sobre a capacidade que temos de experimenta-la, e também sobre a condição que temos de anuncia-la.

Lembro que há quase dez (10) anos atrás assisti com meu filho de quatro (4) na época, a um desenho antigo de Mickey e companhia - uma mistura de João e o pé de feijão que iniciava no "Vale Feliz". Um vale bonito, todo gramado, cheio de flores, casas adoráveis, animais alegres e uma comunidade feliz. Quando o sol nascia de manhã e ia tomando o vale, íamos conhecendo o vale feliz - cuja felicidade reinava por todo lugar.
Certa manhã o sol não apareceu e o gramado e flores se tornaram cinzas e as casas e árvores se tornaram antigas e animais e pessoas estavam tristes e irritados. Uma espécie de totem "vivo" cantante - feminina, foi retirada pelo gigante João e levada aos céus pelo pé de feijão. O vale feliz se tornou infeliz e a luz foi tomada pelas trevas.
E lá partiram os heróis em busca do totem cantante a fim de trazer alegria e luz e finalmente felicidade ao outrora Vale Feliz.
Os cristãos agem assim muitas vezes. Talvez impressionados com a orientação de Jesus em João, de que assim como Moisés levantou a serpente no deserto para curar, agora o Filho do homem precisa ser exaltado para que o mundo dos homens curado seja; age-se de igual modo - levantando a figura ou até a estátua de Jesus, aqui e acolá, em busca de que vidas e lugares malditos possam ser transformados num piscar de olhos.
Colocar igrejas no centro de cidades ou comunidades, incluir santos ou dizeres à entrada de casas e bem no alto, posicionar placas na entrada das cidades afirmando que Jesus é Senhor e fazer um louvor bem alto pra que se escute de longe a autoridade de Jesus. São muitas as atitudes e rompantes dos cristãos na história tentando curar o mundo e trazer felicidade aos homens - pela mesma estratégia de Mickey e companhia.

Jesus teve um pouco mais de trabalho e somente na RESSURREIÇÃO é que a Autoridade dEle se consumou e alcançou vidas e tantos outros que estas "tocarem". E igualmente os lugares que habitarem. Há um movimento de felicidade em Jesus, há uma luz nas trevas a partir do homem de Nazaré; porém, trata-se de uma caminhada distinta àquela comum aos homens.

A ordem de Jesus para que sua Autoridade chegue ao mundo dos homens passa por três (3) orientações: - os discípulos devem ir...; - batizar em nome do Pai, Filho e Espírito Santo a outros; - ensinando-os a viver conforme Jesus quer. E é aqui que tudo começa clarear.
Jesus sempre viveu do jeito que somente os Ressurretos poderão viver. De acordo com a vontade e princípios de vida de Deus Pai. Inclusive, Jesus ressuscitou exatamente porque sempre viveu a vida na plenitude da vida de Deus, e assim, a morte não pode segurar ou se apossar dEle; pois a vida que Ele viveu é poderosa demais.
Eis a Autoridade experimentada por Jesus e agora declarada ao mundo e céus. Autoridade que pode enfim alcançar outros humanos - pela fé. É a autoridade de VIVER neste mundo como Deus vive! E assim o mundo será por este estilo e tipo de vida dominado, mais e mais.
Os outros homens e todos nós não conseguimos viver debaixo desta autoridade de vida plena como Deus a vive. Todos vivemos o contrário e distantes do que Deus quer. Mas agora, Jesus, o homem, já viveu a  vida do jeito de Deus e pode declarar a autoridade deste estilo de vida sobre a terra - pois aqui Ele a viveu, oferecendo-na a todo homem -  pois como humano a viveu.
A Ressurreição foi o marco final desta Autoridade conquistada. E que propiciou a declaração inicial aos discípulos para que vivessem e anunciassem este destino novo à humanidade.

PRECISAMOS pois, entrar no Reino, experimentar a luz, participar desta novidade de vida, vivenciar as coisas do jeito que Deus vive, abraçar, enfim, outra felicidade e alegria - vivendo e anunciando desde agora, uma AUTORIDADE nova sobre o mundo e a existência dos homens.

É preciso VIVER  os princípios de Deus, como Jesus: dá uma olhada no sermão do monte.
É preciso COMPARTILHAR ao próximo, já ensinando, estes princípios: testemunhe.
Muitos e alguns tantos irão desejar se aproximar "desta" luz. Fazendo perguntas e ouvindo também as respostas. Então chegou a hora do batismo - é preciso uni-los a Deus.
Juntos de Deus, vamos ensinar a viver como Jesus vivia - eis a autoridade que toma corações e mentes até assumir a alma a partir da experiência diária de experimentar a vida pelos princípios de Jesus.
Pronto. Pessoas e lugares irão conhecer esta autoridade enquanto a vivenciamos anunciando de onde vem, já ensinando a outros como a ela ter acesso: iremos batiza-los integrando em relacionamento com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Vamos indicar o cotidiano como o lugar essencial deste aprendizado vivencial  afim de que muitos vivam, mais e mais, do jeito de Jesus, e de Deus.
É A ÚNICA AUTORIDADE QUE EXISTE. E acontece. O resto é coisa nossa, que irá morrer no pó, sem ressuscitar nada nem ninguém.

ENFIM, há muitos vales infelizes aguardando não que totens ou dizeres, ou cantos ou declarações, ou seja lá o que tivermos de institucional e religioso pra inventar lhes proponha e afirme uma autoridade e felicidade irreais. Não. Há muitos vales infelizes esperando a autoridade de Jesus. Do seu jeito de viver. Uma autoridade que toma corações e mentes. Converte gente pra Deus. Provê uma realidade existencial nova.
Uma Autoridade que será compartilhada quando estes homens viverem deste jeito com outros. Explicando e orientando como Deus está mudando não somente estes, mas também outros - pela fé. Uma vida nova - na autoridade de Jesus, que será anunciada perante vidas e lugares. Não necessariamente transformando vales infelizes em comunidades felizes - mas, certamente, levando paz e esperança certa a uma humanidade perdida - na morte, que desde agora começa a viver experiencias da Ressurreição - e que na RESSURREIÇÃO final, serão vividas total e completamente. Vida de Deus!
Sigamos em frente pois, afinal, a Ressurreição já aconteceu e Jesus também já disse: Toda autoridade me foi dada perante a humanidade. Portanto, vão...