sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Espiritualidade de todos nós 2 : Responsabilidade - Cultura - Gente

Responsabilidade
A Natureza não pensa. Ao menos não como nós, seres humanos. Já nos animais irracionais, há somente um instinto sensível e de percepção da realidade. Mas nós, nós pensamos, e podemos pensar bastante. 
Pensando. Todos os animais e seres vivos, bem como todo céu e terra e mar – dependem muito de nós. Não somos mais fortes e nem controlamos a Natureza. Mas, o cotidiano da existência de tudo que vive e que há no mundo, permanece debaixo de nossas ações e decisões. Às vezes até podemos pensar, mas demoramos ou refletimos pouco tempo quando o assunto é a natureza de todos nós. E as consequências nos atingem. Mesmo que as análises científicas sobrea degradação do meio ambiente e do efeito estufa sejam exageradas – as consequências nos atingem. Dia a dia, semana a semana.
Espíritos racionais como nós, vivendo num corpo físico em um mundo bastante material – precisam assumir a Responsabilidade sobre este mundo. A natureza. A irresponsabilidade natural não apenas nos cobra um dever e nos deixa uma culpa – como um vazio desconhecido.  Mais do que isto. Permanecemos espiritualmente imaturos senão assumimos nossa capacidade gerencial do planeta. Assumir a vida que acontece, vida de todos nós. A irresponsabilidade nesta área da Espiritualidade traz insatisfação interior e nos mantém tolos exteriormente. Não se vive bem assim. Não se vive bem sem Espiritualidade que cuida da Natureza.


A Cultura
A cultura é tudo que criamos a partir da natureza. Recebemos a natureza e formamos uma cultura. Projetamos e desenvolvemos muitas coisas e utensílios a partir do material natural que nos cerca. O trabalho que temos sob nossa responsabilidade deve ser também o prazer da oportunidade em criar e gerar cultura. Trabalho e também prazer que são exclusivamente nossos.
Há o trabalho agrícola e científico, operoso ou mental. Trabalho é trabalho. Talvez a segunda-feira se transforme em oportunidade de vida ao invés de canseira existencial, se a olharmos como momento de Espiritualidade – também. O descanso ajuda muito. Saber que trabalho é cultura ajuda mais ainda.
Mas o melhor é descobrir que nós criamos a cultura – inclusive o trabalho. E neste momento o espírito dentro do nosso corpo vivendo física-espiritualmente neste mundo natural, irá acordar e fazer acontecer. Vida. Vida melhor e mais rica, colorida e sonora, visível e necessária, inteligente e surpreendente. Somente como a cultura pode ser. Vide os Beatles. Ou então, um pomar.
É preciso raciocinar e acrescentar à existência de todos nós a oportunidade de fazer cultura. De segunda a segunda. É esta a pessoa que somos. É assim que vivemos. Cuidemos de aprovar e aproveitar o que nos é possível inventar, e criar. Homens culturais, inclusive trabalhando, são seres Espirituais. E a Espiritualidade é vida.

Gente como a gente
Nenhum homem é uma ilha. A não ser que o seja percebendo outros se achegando e afastando, como as marés que avançam sobre a terra, mas pra constante contato. Pois, sem dúvida, não há Espiritualidade saudável ou real, sem o outro. Sem gente. Não que seja fácil. Mas é necessário. Assim como sair da atividade para o descanso, e assim como escapar do sofá para a natureza – também afastar a solidão pra encontrar o próximo: é essencial.
Essencialmente humano. Portanto, espiritualidade de todos nós.
Não há ânimo ou motivação – nem realização, se não nos relacionarmos com outros humanos. Gente com corpo físico e espírito junto, igual a nós. A sua Espiritualidade não pode prescindir da humanidade. Nem da presença, pois não há vida na constante ausência, mas sim, na perseverança da aproximação. Não apenas para se esquentar ou amar, mas acima de tudo, pra conviver, existir.
Desde a família e parentes, até os colegas da cultura trabalhista e os vizinhos – e importante, os desconhecidos sociais da correria do dia a dia. Não há ninguém que não nos interesse – espiritualmente falando. Não que seja fácil. Mas é necessário. Eis o aprendizado espiritual.

Deixar de ver o outro e não planejar dele se aproximar, se tornará grave engano espiritual à humanidade – com um vazio permanente em nós. Engano que irá nos absorver. Não pra viver. Pelo contrário. Lembre: Espiritualidade é gente como a gente, com a gente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário