domingo, 25 de novembro de 2012

Se gritar pega ladrão... e a Graça de Jesus

   A antiga canção que entoava, "se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão, se gritar pega ladrão, ooôh, não fica um"; em muito pode nos ajudar a compreender a Graça de Deus que está em Jesus.
   Um olhar atento e verdadeiro ao anúncio do pecado conforme o sermão do monte de Jesus, que está no evangelho de Mateus capítulos 5 a 7, nos leva à verdade do tema da canção popular. Só nos resta mudar o refrão: "se gritar pega pecador, não fica um meu irmão; se gritar pecador... oooôhh...
   É verdaade, como diria a apresentadora da tv; e é mesmo. Pois, ao apresentar os pecados que nos tornam distantes de Deus, Jesus vai direto aos pontos, apresentando claramente os sentimentos e atitudes, situação de vida e valores que são a essência de quem somos no dia a dia. Somos pecadores!
   Logo no capítulo 5, verso 21 em diante, descobrimos que são ladrões, digo pecadores, os que ficam irados contra os irmãos e que os insultam em razão disso. Segue depois, que aqueles que olham para as mulheres com cobiça em seus corações, já adulteraram com elas, cometendo o pecado do sexto mandamento. Quanto ao divórcio, todo aquele que está divorciado, exceto em razão de traição sexual, em pecado de divórcio está. Aprendemos ainda, que todas as afirmações dúbias e complexas que fazemos no dia a dia, a fim de confundir as pessoas no engano de nossas atitudes e atos, escapando de assumir os maus pecadores que somos, também pecado são. Seja o nosso sim, sim e, o nosso não, que seja não. O que passar disso vem do Maligno, ensina Jesus. Não devemos resistir à situação de humilhação e dificuldade, mas permanecer junto ao que nos maltrata; quem sabe por mais uns 3 km. E o amor e a bondade que Deus tanto quer nos dar pra sentir perante as pessoas - pois só se sente amor perante o próximo, né; trata-se de um amor que, primeiramente, só não será pecado, mas sim virtude e vontade de Deus, se for para com os inimigos. Ai, ai, ai.
   Enfim, à luz dos ensinos de Jesus sobre quem somos e quais são nossos pecados; descobrimos que para toda a humanidade, se alguém gritar: "pega pecador...", não vai sobrar nenhum, meu "irmão". Seja a ira e o insulto, o adultério e o divórcio, as palavras dúbias e o engano, o orgulho e egoísmo, ou a bondade somente aos que nos fazem o bem, quando só amamos pra amor também receber. Todos estes atos, enfim, são pecados. E os praticantes, pecadores. Não há outro diagnóstico.
   Pecados nossos que fazem separação entre nós e Deus; e que são, certamente, sentimentos e atitudes constantes e até situações existenciais imutáveis de todos nós. Se a partir deles Deus gritar: pecadooôoor... Não fica um. Fui!
   Mas é aí que Deus envia Jesus - pra levar nossos pecados e nos oferecer o jeitão justo de Jesus viver junto do Altíssimo Deus. É a Graça de Deus aos homens, oferecida em Jesus, possibilitando que todos nós - os que cremos, ainda que constantemente pecadores, aproximemo-nos de Deus e ali bem perto fiquemos.
   É por isso que a primeira das bem-aventuranças é exatamente a pobreza de espírito. Reconhecer nossa miséria é o passo primeiro que nos permitirá receber as graças necessárias de Jesus para que sejamos, então, enriquecidos. Pois a Graça de Jesus é uma oferta para os desgraçados, miseráveis, pecadores, maus e falhos, ruins mesmo. Mas é Graça que somente se alcança quando se crê!
   E crer, no cristianismo, é, primeiro, se arrepender!
   O primeiro arrependimento é exatamente o tratamento mor do tema deste texto todo: o fato de que, somos todos, pecadores. Portanto, o primeiro e constante, contínuo e habitual, costumeiro e permanente arrependimento do pecador - é o arrependimento de ser "um rebelde em essência" diante de Deus.
   Não somos a favor, somos contra Deus. Assim nascemos e fomos concebidos. Arrependei-vos, portanto, da maneira como ora existem. Façam-se humildes de coração e pobres de espírito, a fim de que Deus os enriqueça em Jesus com virtudes e dádivas existenciais divinas.
   A primeira virtude é também o primeiro mandamento do cristão: Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus. Os arrependimentos subsequentes que irão gerar virtudes de vida, acompanham a perspectiva humilde humilhante da primeira: bem aventurados os que choram (ao pecar) e também os humildes; os que tem sede de justiça e os misericordiosos (ao próximo); os puros de coração e os pacificadores; e, especialmente, bem aventurados os perseguidos por causa do evangelho. É isto!
   Os sentimentos e atitudes do cristão que vai nascendo no corpo e vida de todos nós, humanos pecadores, estão aqui mui bem descritos por Jesus, a fim de que não exista dúvida acerca da necessidade de deixarmos de seguir a nós mesmos (e ao maligno); buscando, realmente, andar agora perto do Altíssimo e único Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
   Conclusão: "somos" todos pecadores. Alguns pecados aparecem de vez em quando e outros são situações habituais e imutáveis de nossa vida. Mas, somos todos pecadores. Diante da santidade e perfeição da vida de Deus, não há como permanecer engano sobre nossa distinção existencial. A morte é o único destino dos que separados de Deus vivem. Portanto, não invente, nem tente, não vai dar  pra encontrar Deus de um jeito diferente.
   Mas, sempre é possível encontrar Deus, na Graça de Jesus. Aliás, o único caminho, verdade e vida.
   A Graça de Jesus é um movimento de Deus que nos alcança enquanto somos e permanecemos pecadores - com todos estes pecados aí encima descritos. Somos todos pecadores. Porém, a Graça de Jesus "supera" a abundância dos pecados e nos leva pra perto de Deus. Aliás, não somente perto, mas pra viver junto d´Ele, no Espírito Santo. Maravilha.
   Agora então, junto do Espírito; nós pecadores iremos vivenciar novos tempos, a fim de irmos nos transformando em busca de uma renovação existencial. Os pecados vão sendo rejeitados e apagados e o Espírito vai santificando-nos. Eis a salvação, dos cristãos. Aqueles que creem!
   Creem no que?
   Que são pecadores. Que estão distantes de Deus. Que precisam se arrepender do jeito como são e vivem. Que precisam buscar a Deus. Que precisam ficar perto de Deus. E que, então, conhecerão a Deus - quando viverem junto d´Ele; o que só ocorre quando vivem "como" Ele. Afinal!
   Eis o projeto da Graça. Agora, pois, assuma a Graça. Envolva-se com Jesus. Encontre Deus.
   Reflexão: quanto aos cristãos líderes que são mais parecidos com os versículos 21 a 48 do capítulo 5 de Mateus, e pouco parecidos são com os versículos 3 a 12 do mesmo Mateus - acautelai-vos deles! Vide Mateus 7. 15 - 23.
   Conclusão graciosa: Assuma sua pecaminosidade. Invoque a Graça de Jesus. Aproxime-se de Deus... e Deus se aproximará de você. Submeta-se ao Senhor, e até o Maligno fugirá de vós.
   E se alguém gritar: Pega! Pega pecador.
   Não fuja. Apresente-se - humildemente, em nome de Jesus! Pois não há outro. Não há outro nome mesmo em quem possamos ser salvos! Mas neste, somos! É a Graça de Deus que está em Jesus - mas só para os pecadores, hein.

Um comentário:

  1. ôôô graça maravilhosa! Glórias a Deus pela sua imensa graça em nossas vidas!

    ResponderExcluir