quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ser Cristão - Fé e Obras



O conflito entre o valor da fé e das obras no Cristianismo somente existe quando meditamos nele fora da Bíblia. Dentro das Escrituras, Fé em Cristo gera Obras cristãs e ambas realizam-se uma na outra. “Abraão, nosso pai na fé, não fez "a obra que Deus queria" quando levou seu filho Isaque ao altar do sacrifício? Não é obvio que fé e obras são inseparáveis"? Não está claro que a fé se expressa nas obras e que as obras são "obras de fé"?" (Tiago 2.21-22)

A Fé Cristã não é intelectual a ponto de sermos crentes a partir do entendimento lógico da obra salvadora de Jesus. A Verdade do Evangelho não ensina que somos salvos pelo fato de bem compreender a doutrina evangélica da Cruz de Cristo. Não adoramos a Deus quando cumprimos ritos e obedecemos regras de nossa denominação. Nossa fé em Cristo não é um conhecimento ou obediência ritual – mas é sim, Comunhão com Deus Pai!

Comunhão é encontro e relacionamento que gera atitude e experiência de vida - nesta vida! Foi assim que Abraão afirmou sua Fé ao vivenciar a experiência paterna para com Isaque a partir da Palavra e junto à Presença de Deus Pai. Quando Abraão se fez homem-pai-servo confiando no ensino bíblico que o desafiava a experimentar o propósito do Senhor, adquiriu a oportunidade de "andar com Deus" naquela situação de sua vida terrena. Abraão, enfim, experimentou um relacionamento vivencial para com Deus, pois creu e buscou a pessoa divina a partir do anúncio bíblico de sua existência perto dos homens. 

São estes os momentos vivenciais entre homens e Deus que permitem ao Senhor anunciar grandemente sua santidade e misericórdia à humanidade. A santidade é a perfeição de seu  caráter e o propósito existencial excelente com que Deus vive, ofertados aos homens enquanto possibilidade de vida pela bondade e favor divinos. Eis como Deus vai revelando seu caráter e amor aos homens de fé pela vida de um deles: através das obras de fé daquele que crê. 

Os anos de vida de um cristão ou comunidade de cristãos (igreja) são seu particular desafio e oportunidade de “aperfeiçoar” a Fé Cristã – e isto é verdadeiro a qualquer ser humano em qualquer época. Pois o propósito para o qual existimos no planeta enquanto cidadãos cristãos e Igreja de Jesus permanece uno: ser testemunhas da Fé através das Obras... Cristãs! Eis a essência da vida do Corpo de Cristo.

Fé e obras - estas praticando aquela, quando se unem para realizar o convívio  de nossa pessoa com o Espírito de Deus, geram vida cristã, comunhão com Deus - Salvação!   “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.” (Lucas 2.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário