segunda-feira, 2 de julho de 2012

Os Sábios de Israel - O Sentido da Vida

O sentido da vida segundo os Sábios de Israel... é que a vida não tem sentido!
Se nossa busca de sentido pra vida for a definição de uma direção por onde ir, descobriremos que não há novos destinos a seguir por ninguém ainda andados. E a limitação do tempo e da morte permanecem em todos estes caminhos já trilhados.
Se procuramos um conhecimento novo ou criativa interpretação do que já se disse, percebemos - de verdade, que não há nada de novo sendo dito que já não o foi antes. E nisto perceber, já sabemos que a exisência humana permanece limitada. E ao buscar lugares diversos a fim de melhor satisfazer esta nossa ansiedade existencial, saberemos que as geografias do mundo - céu e terra, geram surpresa e sossego, assombro e adrenalina, mas, certamente, não nos livram de um dia que finda e de uma história de vida que irá se acabar, sim.E toda conquista personal ou material, reconhecimento e obras, não conseguem também, resolver o drama distante - mas próximo do fim, do além, enfim.
Uma vida humana sem sentido é percebível ainda, posto que nossas conquistas ficarão para quem delas enganoso ou mau uso fará. Os lugares visitados trarão transformações somente situacionais e incapazes de em nós permanecer ao dali sairmos. A direção definida de nosso viver certamente trará coerência e conquistas, mas não significa que o vivenciado e alcançado irá permanecer e definitivas respostas à vida trazer.  E finalmente, o conhecimento que parece novo já foi melhor descrito em tempos outros, naqueles em que a época e a mente dos homens melhor se dedicavam aos exercícios mentais.
O sentido da vida é que a vida não tem sentido, ponto.
Porém, portanto e todavia. Os sábios de Israel não são mal humorados. Apenas realistas.
Mas uma resposta ou proposta de existência satisfatória e interessante, pra todos nós, os sábios também tem!
O sentido da vida não é uma direção pra vida ou o que nela se conquista. Não é um conhecimento fundamental nem mesmo os melhores lugares da terra pra estar.
O sentido da vida é simplesmente... o jeito como a vivemos. A maneira como vivenciamos nossas vidas e história, momento a momento, existindo então, dia a dia, e sempre.
Se sabiamente soubermos o jeito de viver a vida, nossa vida não será definida pelas direções em que iremos, até porque serão muitas. Nem pelas conquistas e perdas que teremos, pois ambas haveremos de ter. Nem ainda todo conhecimento aprendido e até apreendido, cada qual com seu valor e hora - somente isto, irá tentar definir, ou pior, satisfazer nosso viver. Também, nem ainda lugares (incríveis) e sensações (até sensacionais) neles vividos, saudosas e rápidas como o sol da tarde - que cai mesmo; nos permitirão sentido pra vida, somente algum sentir, nada mais, certamente.
Mas... ao descobrir um jeito de "como" viver a vida, o jeito de bem vive-la mesmo - inteira e em qualquer situação: tornaremos toda nossa existencia em um tempo com sentido. Pois vamos aprender a "ser" em toda situação e lugar, escolha e decisão, derrota e vitória e, junto de qualquer pessoa.
É somente experimentando a vida toda que temos na pessoa verdadeira que há em nós - e somos, que começamos finalmente a perceber sentido pra vida. Vida que muitas vezes nós só respiramos.
Sabendo que o sentido da vida não está em seu sentido, mas sim no jeito que se vive, a sabedoria final e completa dos Sábios de Israel... é Cristo! Por que?
Pois ninguém viveu a vida humana tão satisfatória e amplamente como Jesus, o Cristo.
E aí, o sentido da vida agora passa a ser uma pessoa - aquela que viveu a vida sempre com sentido. Faz sentido!
Jesus experimentou uma satisfação e uma realidade existencial tão fortes no seu jeito de viver a vida... que a vida dEle continuou após a morte. E viver assim. E pra sempre - eis, definitivamente, o sentido da vida.
Você já viveu algo que te colocou na eternidade?
Ou você apenas pensa na eternidade... enquanto ideal ou poesia?
Lembre-se: o sentido da vida é o jeito de (bem) vive-la. Tão real e fortemente, que se enxerga a eternidade.
E aí, Jesus é... o caminho, a verdade e a vida.
Pois, afinal, ninguém vai a Deus Pai - pra viver pra sempre lá com Ele, se não por "Ele". Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário