segunda-feira, 9 de julho de 2012

Graça de Jesus - Bem vindos os desgraçados



            O fato de Deus Pai Soberano se relacionar com todos nós – raça humana, através de Jesus Cristo, revela um dilema cruel aos homens, especialmente os religiosos. Trata-se do princípio pelo qual Deus decidiu falar e viver com a humanidade nos dias de hoje – a Graça de Jesus!

           Este princípio e ação pelo qual Deus visita nosso mundo e por aqui nos abençoa, é incompreensível às noções humanoides de justiça e correção – o padrão mor dos religiosos e, também, dos homens de bem. Daí, o paradoxo. Afinal, pra resolver a distorção humana do pecado – imperfeição, que gera rebeldia – maldade, contra Deus – e o próximo, definiu Deus agir amplamente neste nosso humano mundo, pela divina justiça da Graça.
            Certamente, este padrão de relacionamento que trata os dilemas morais entre o Deus Santo e a humanidade imperfeita, aproximando uns ao Outro, através da misericórdia constante e recomeços diários – permanece uma (sábia) loucura. Mas vale a reflexão.
            Pense nisto: Quem você escolhe: Um adúltero assassino ou um enganador usurpador? Um perseguidor dos cristãos ou um traidor do Messias? E então, qual deles é menos ruim, a fim de que Deus nele atue com especial justiça e compreensão.
Meditando além: quem é teu padrão de seguidor de Deus: O Rei de Israel ou um Patriarca da Fé? O Missionário mor do Cristianismo ou o Líder dos Apóstolos do Senhor? Afinal, em qual deles você se espelharia na busca de orientação para tua vivência cristã: Davi ou Jacó? Paulo ou Pedro?
            O adúltero assassino é o mesmo Davi, maior rei de Israel. O patriarca Jacó é o enganador e ladrão de bênçãos familiares. Paulo é o padrão de missionário cristão, conquanto fora também feroz perseguidor do evangelho. Pedro traiu Jesus, o Cristo, três vezes.
            O arrependimento dos pecados não reverteu a situação – Jacó enganou Esaú e tomou-lhe a primogenitura e a benção paterna. Davi matou Urias e permaneceu casado com a mulher deste, Bate Seba. Paulo organizava perseguições e aprovou a morte de Estevão, que permaneceu falecido. Pedro deixou Jesus só e o Messias sofreu sozinho naquela noite. Todos os pecados cometidos permaneceram sem solução e tratamento em suas consequências – pra sempre.
            Mas Deus perdoou os grandes pecadores – arrependidos, pra sempre, também. E fez deles líderes de seu Povo e Igreja. Quando abandonaram a rebeldia para com Deus e creram em bem seguir os passos d´Ele, ganharam nova chance (e vida). Por quê? Porque os humanos são salvos pela graça, por meio da fé em Jesus; e isto não vem de nós, é dom de Deus. Não é por obras – capacidade e padrão de justiça terrenos, a fim de que, por aqui, ninguém se glorie. Eis, enfim, a Justiça de Deus que resolve os problemas dos homens – ou, tira o pecado do mundo. A Graça de Deus.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário